Visita de estudo ao núcleo arqueológico e museu de Conímbriga

No passado dia 19 de Novembro, os alunos de Humanidades do 10.º B e do 10.º C realizaram uma visita de estudo ao núcleo arqueológico e museu de Conímbriga, ao Museu PO.RO.S – Museu Portugal Romano de Sicó, bem como ao maciço calcário estremenho, no âmbito das disciplinas de História A e Geografia A, tendo sido acompanhados pelas respetivas professoras: Olinda Aleixo, Diana Almeida e Helena Sofia Vieira.

Esta visita de estudo teve como objetivos proporcionar aos alunos o contacto direto com fontes arqueológicas, por forma a distinguirem mais facilmente a tipologia de organização do espaço nas cidades do Império Romano, tendo em conta as suas funções cívicas, políticas, económicas e culturais; sensibilizá-los para a preservação do património geográfico e arqueológico; e desenvolver a observação direta do território e de fenómenos geográficos, nomeadamente, do modelado cársico.

Entre os vestígios arqueológicos da antiga cidade romana de Conímbriga, os alunos reconheceram diversas construções urbanas romanas, típicas do séc. I e seguintes, como o fórum, as termas públicas, o anfiteatro, o aqueduto e algumas domus (casas de habitantes ricos) e insulae (edifícios com diversos apartamentos para os habitantes com menor poder económico). 

No museu de Conímbriga, os alunos tiveram a oportunidade de observarem vestígios arqueológicos encontrados ao longo das diversas escavações realizadas no local, como, por exemplo, mosaicos, estátuas, jóias, cerâmica comum e de luxo, artefactos do vestuário (como as fíbulas), entre outros. 

No último museu visitado, o PO.RO.S, situado em Condeixa-a-Nova, visualizaram e participaram em exposições interativas relativas à ocupação romana desta região da Península Ibérica.

Fernando Belece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts