TAS

Visita de Estudo à Exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” e ao Museu da Dermatologia Sá Penella – Alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde

Os alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos, do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde participaram, no dia 12 de junho, numa visita de estudo à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” no Museu da Saúde e ao Museu da Dermatologia Sá Penella, localizados no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, no âmbito das disciplinas técnicas do curso – HSCG, GOSCS, CRI e Saúde -, acompanhados pelas professoras Luísa Santos e Marta Silva e pelo enfermeiro Vítor Damião.

Esta iniciativa teve como objetivos:
– Compreender a evolução da Rede Nacional de Cuidados de Saúde em Portugal ao longo de 800 anos.
– Observar o acervo patrimonial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), refletindo sobre a evolução da Medicina e da Farmácia, a tradição curativa e o desenvolvimento tecnológico ao longo dos tempos.
– Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no exercício das suas atividades.
– Compreender a importância da cultura institucional no exercício profissional.

A exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” é uma mostra significativa organizada pelo Museu da Saúde, que oferece uma visão abrangente sobre a evolução da saúde e dos cuidados médicos em Portugal ao longo do tempo. Esta exposição destaca o desenvolvimento histórico da medicina, da farmácia, das políticas de saúde pública e das instituições de saúde no país. Já o Museu da Dermatologia Sá Penella é uma instituição dedicada à preservação e divulgação da história da dermatologia em Portugal. Este museu tem como objetivo destacar a evolução do estudo e tratamento das doenças de pele, especialmente as venéreas, homenageando a contribuição de importantes dermatologistas e a progressão das práticas médicas na área.

A visita incluiu ainda um almoço e passeio pelo Parque das Nações, proporcionando aos alunos um momento de convívio e troca de experiências.
Esta atividade foi fundamental para complementar a formação dos futuros Técnicos Auxiliares de Saúde, promovendo uma maior compreensão do contexto histórico, do desenvolvimento atual e dos desafios futuros da saúde, em Portugal, e a importância da contínua adaptação às inovações tecnológicas na área da saúde.

Fernando Belece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts