Banco Alimentar Contra a Fome

ByAlbino Santos

Junho 3, 2026

No dia 30.05.26, um grupo de 14 alunos, sendo 3 alunas do 12.º A, 2 do 9.º A e os restantes do 9.º B, participaram, como voluntários, no armazém de Perafita, do Banco Alimentar Contra a Fome. Esta iniciativa foi dinamizada pela docente Ivone Mamede, no âmbito do projeto UBUNTU, tendo sido coroada de êxito pois os discentes gostaram muito da mesma e pretendem continuar com ações do género no futuro. A participação nesta atividade teve como principal finalidade sensibilizar os alunos para as problemáticas sociais associadas à pobreza, à exclusão social e ao desperdício alimentar, promovendo simultaneamente valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social.  Através do contacto direto com a realidade e o funcionamento desta instituição, pretendeu-se proporcionar aos discentes uma experiência educativa enriquecedora, permitindo-lhes compreender a importância do voluntariado e do apoio comunitário na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Esta atividade visou ainda desenvolver competências pessoais e sociais, nomeadamente o espírito de cooperação, o respeito pelo próximo e a consciência cívica, incentivando os alunos a adotarem atitudes mais conscientes e participativas perante as necessidades da comunidade. Aplicaram as aprendizagens em contexto real, colocando em prática os ensinamentos da filosofia UBUNTU, onde os pilares da empatia e do serviço foram trabalhados de forma efetiva.

Todos estes objetivos foram atingidos na sua plenitude, havendo desde já um compromisso para uma participação numa próxima campanha promovida pelo BA ou noutra qualquer instituição de solidariedade social.

Por fim, queremos agradecer ao Sr. Presidente da Junta de Melres e Medas, Sr. José Paiva, o facto de nos ter disponibilizado duas carrinhas para o transporte, o que facilitou imenso a concretização desta atividade.