Entre os dias 4 de fevereiro e 1 de abril, os alunos do 11.º C1, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da nossa Escola, dinamizado pelo Enfermeiro Vítor Damião, participaram no Projeto DOVE – Projeto pela Autoestima “Eu, confiante”. Esta iniciativa tem como objetivo principal ajudar os jovens a ultrapassar inseguranças sobre o corpo e a atingirem o seu potencial ao desenvolverem autoestima e confiança positivas.
Durante o projeto, integrado na disciplina técnica, de: Higiene, Segurança e Cuidados Gerais e Comunicação e Relações Interpessoais, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar: os ideias de beleza, as pressões sobre a aparência, as mensagens dos media, o confronto com as comparações, as conversas sobre o corpo, os agentes de mudança.
Este projeto foi criado a partir de uma visão onde a beleza é fonte de confiança, e não de ansiedade. Tendo apoiado já 20 milhões de jovens, através do programa de educação sobre a autoestima, e juntos pretendem chegar a outros 20 milhões. Assim, a sua missão é garantir que a próxima geração se desenvolve com uma relação positiva com a sua aparência – ajudando os jovens a aumentar a sua autoestima e a aperceberem-se do seu potencial.
Na generalidade, os alunos valorizaram significativamente a experiência, reconhecendo a importância de ser feliz, saudáveis e confiantes e que, para isso, devem ser empáticos e compassivos com os outros, quer no âmbito pessoal como profissional.
No final, reconhecem que “O corpo sofre alterações, a autoconfiança fica fragilizada e tanto os media tradicionais como as redes sociais só vêm agravar o problema, ao colocar grandes pressões sobre os jovens, através da crescente disseminação de ideais de beleza irrealistas, sem imperfeições e inalcançáveis.”. E reafirmam: “Há uma enorme pressão para que as mulheres se comportem “de acordo com a idade”. Quero mostrar que envelhecer é continuar a crescer e a viver de forma bela.”

