
No dia 21 de março, no âmbito do estudo da obra Amor de Perdição e da comemoração do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, as turmas do Curso Profissional do décimo primeiro e décimo segundo anos visitaram, na parte da manhã, o Centro de Estudos Camilianos em São Miguel de Seide, Famalicão. Para além de poderem apreciar o edifício concebido pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira, puderam visitar a exposição “JORGE. desenhos do meu filho”, constituída por 80 desenhos pertencentes à coleção artística de Jorge, filho de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido. Seguidamente, assistiram ao documentário “Camilo e outras vozes”.

Da parte da tarde, em Friúme, Ribeira de Pena, os alunos puderam entrar na habitação onde viveu Camilo Castelo Branco com a sua primeira mulher, a gondomarense Joaquina Pereira de França, aquando da sua permanência em Ribeira de Pena. Este espaço inclui a reconstituição dos aposentos do casal.


No final do dia, ainda que as condições atmosféricas não tivessem sido as melhores, uma vez que choveu ininterruptamente e, por esse motivo, não foi possível concretizar a última etapa da visita (participação numa atividade no Parque Pena Aventura), alunos e professores regressaram com mais conhecimento sobre a obra camiliana assim como com impressões que ficarão, certamente, guardadas no baú das memórias.