No âmbito das disciplinas de História A, História B, Geografia A e Filosofia, realizou-se uma visita de estudo a Barcelona entre os dias 7 e 9 de março de 2025, organizada pela agência Oscartur. O tema do DAC foi a arte modernista, a distribuição de diferentes áreas funcionais e a arte como teoria filosófica.
No primeiro dia de visita, foi feito um tour pela cidade, de autocarro de turismo, com o guia José Luis, catalão, especializado na cidade e arte catalã. Iniciou-se a visita pedestre pelas Ramblas, admirando arquitetura medieval e os edifícios modernistas da cidade, com destaque para o Bairro Gótico e a sua catedral, bem como a Praça de Espanha com a sua homenagem a monumentos emblemáticos de Veneza e Roma.
Iniciou-se o segundo dia de visita pelo Passeig de Gràcia com destaque para a Casa Batlló e Casa Milá, obras de excelência do arquiteto catalão Gaudí. Pela parte da tarde, a Sagrada Família foi o ponto turístico seguinte, com a interpretação do guia Jodi: incrível, muito detalhada, divertida e apelativa. O tempo voou! Seguidamente, visitou-se o Arco do Triunfo (antiga entrada para a Exposição Universal de 1929) e o Parc de la Ciutadella.
O último dia foi dedicado ao Park Güell, uma das obras mais importantes de Gaudí. Aqui pode-se disfrutar um passeio na natureza e observar toda a inspiração naturalista concretizada pelo arquiteto catalão.
Durante a visita, o grupo, foi acompanhado pelas professoras Cândida Ferreira da Silva, Helena Sofia Vieira, Olinda Aleixo, Sandra Malheiro e Stella Azevedo, e contou com o inestimável apoio do guia João Gomes (Oscartur).
Os alunos do 11.º B.

