DAC – CUIDAR DA SAÚDE RESPIRATÓRIA
-semana de 18-22 de novembro e 2024
Os alunos do 11.º C- do CPTAS estão a desenvolver, ao longo deste mês, um DAC (domínios de autonomia curricular) – intitulado “Cuidar da Saúde Respiratória”.
Esta atividade tem como objetivos: promover uma atividade transversal a várias disciplinas; promover a capacidade de trabalho de grupo; contribuir para a avaliação modular das disciplinas envolvidas; promover uma atividade de interligação com a restante comunidade escolar.
Durante o mês de novembro celebra-se o Dia Mundial do Não Fumador e o Dia Mundial das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crónicas. Temas tão atuais e que merecem a nossa atenção por serem patologias que resultam dos nossos comportamentos e que, por isso, poderão ser evitadas.
Todas as disciplinas contribuíram para a realização desta atividade.
Os alunos desenvolveram e partilharam com a comunidade escolar trabalhos de pesquisa sobre a constituição química dos componentes do tabaco e incidências de cancro pulmonar.
Promoveram, no dia 18, um concurso interturmas. As turmas que tiveram aulas, nesse dia, da parte da tarde, foram representadas por um elemento que teve de participar num jogo, responder adequadamente a umas questões e concluir um desafio final! Parabéns a todos os que participaram e principalmente ao Vencedor (representante da turma do 6.ºA).
Fizeram ainda uma exposição de materiais e equipamentos ligados às patologias respiratórias, que se encontra na entrada do pavilhão A, e que poderá ser visitada por todos os alunos até ao final desta semana!
Deixamos como nota adicional que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta que mais de 70% dos portugueses nunca ouviram falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), apesar de ser a terceira causa de morte a nível mundial e a quinta em Portugal. Um estudo nacional da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), realizado pela Spirituc em 2022, revelou que a falta de conhecimento sobre a doença é generalizada, mesmo entre os fumadores, que são o principal grupo de risco. No mês em que se assinala o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória, a SPP deixa o alerta sobre o desconhecimento da DPOC, nomeadamente, para a gravidade desta doença ser frequentemente subestimada.
“É alarmante que a DPOC, uma doença tão grave e, na maioria das vezes, altamente incapacitante, seja tão pouco conhecida entre a população portuguesa”, afirma o Prof. Doutor António Morais, presidente da SPP. “Adicionalmente, é preocupante não existir uma noção clara da prevalência em Portugal. Acreditamos, assim, que é fundamental um maior investimento em campanhas de informação e sensibilização, de forma a que as pessoas possam identificar os sintomas e procurar ajuda médica atempadamente”.
A DPOC é uma doença progressiva que limita o fluxo de ar nos pulmões, dificultando a respiração. Os principais fatores de risco são o tabagismo e a exposição a poluentes atmosféricos, como o fumo do tabaco passivo e o pó industrial. O desconhecimento sobre esta doença abrange não só os sintomas e fatores de risco, como também os métodos de diagnóstico e o seu impacto ao nível da mortalidade. Com uma prevalência estimada de cerca de 5,4% em Portugal e uma taxa de mortalidade significativa, a DPOC continua a ser uma ameaça silenciosa para a saúde pública.
Com uma taxa de mortalidade de cerca de 8,7 por 100.000 habitantes, a DPOC é uma doença respiratória crónica que pode limitar a capacidade das pessoas para realizar atividades diárias normais. Aparece, em 90% dos casos, em fumadores e foi responsável por mais de 2.600 óbitos em Portugal em 2020.
É crucial aumentar o conhecimento sobre a DPOC, a terceira causa de morte no mundo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos doentes e reduzir o número de mortes.
Deixamos o desafio de CUIDAR DA SAÚDE RESPIRATÓRIA através da adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis!
Seguem-se as fotos da exposição e do jogo/desafio:
Desafio interturmas
Finalistas do desafio interturmas