No dia 13 de junho, os alunos do 11.º B e do 10.º C do Curso Profissional de TGPSI da nossa Escola, acompanhados pelos professores Beatriz Gomes, Judite Soares e João Leão, realizaram uma visita de estudo ao CCO do Porto, integrada nas disciplinas técnicas de Programação de Sistemas de Informação, Arquitetura de Computadores e Tecnologias de Informação e Comunicação.
O CCO do Porto é um centro tecnicamente evoluído, dotado de modernos sistemas de apoio à exploração, que permitem um conhecimento exato do estado da circulação em cada momento e que proporcionam informação em tempo real aos Operadores Ferroviários e aos Passageiros. Neste Centro é feita a coordenação e supervisão de todas as funções e atividades ligadas aos processos operacionais da exploração ferroviária e da gestão de tráfego ferroviário das linhas do Minho, Guimarães, Leixões, Douro e Norte (desde a Mealhada até Porto-Campanhã) e ainda o Ramal de Braga.
A visita de estudo ao CCO do Porto proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora e inovadora no campo da tecnologia e da gestão de tráfego ferroviário. Agradecemos à equipa do CCO pela disponibilidade e amabilidade com que nos receberam e pela partilha de conhecimentos que possibilitou aos alunos ampliar o seu horizonte de aprendizagem. Esta visita demonstrou a importância da integração no mercado de trabalho e o papel fundamental da formação técnica e científica no desenvolvimento profissional dos alunos.
Para além dos conhecimentos técnicos que nos foram transmitidos, foram também dados 3 conselhos muito importantes:
- Nunca permanecer nas bermas das plataformas que ficam junto às linhas onde circulam os comboios porque o vento gerado pela passagem dos comboios pode provocar desequilíbrio e até mesmo arrastar uma pessoa para a linha.
- Nunca usar auriculares aquando a travessia das linhas, nas passagens de nível porque dificilmente ouvirão a aproximação de comboios.
- Nas passagens de nível, respeitar sempre a sinalização porque muitas vezes parece que dá tempo para passar, mas é assim que acontecem acidentes muito graves.
Tanto os professores como os alunos foram unânimes em considerar que esta foi uma excelente oportunidade de aprendizagem e crescimento.