Dia da Terra

A celebração do Dia da Terra evoca a iniciativa do senador Gaylord Nelson (1916-2005) que, em 22 de abril de 1970, promoveu a realização de um fórum ambiental que reuniu cerca de 20 milhões de participantes, incluindo duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades.

Em 2009 a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou o dia 22 de abril como Dia da Terra apelando à necessidade de promover a conservação do ambiente, e chegar a um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

A rede global de Reservas da Biosfera estabelecida pelo Programa o Homem e a Biosfera

(MaB) da UNESCO constitui uma enorme contribuição para a missão comum da conservação da natureza e o bem-estar das pessoas.

Existem 748 Reservas da Biosfera no Mundo, de 134 países, correspondendo a 7 M km2 e 250 M de residentes. Representam 45 % dos Santuários de Biodiversidade.

As Reservas da Biosfera são um laboratório vivo e um modelo de desenvolvimento económico, social, cultural e político. As Reservas da Biosfera provam que é possível combinar conservação da biodiversidade, progresso e bem-estar das comunidades.

Ver mais sobre as Reservas da Biosfera em www.reservasdabiosfera.pt/reservas-da-biosfera-da-unesco/

Em Portugal existem 12 Reservas da Biosfera, das quais três são transfronteiriças. Seis situam-se no Continente: Paúl do Boquilobo, Gerês/Xurês, Berlengas, Meseta Ibérica, Tejo/Tajo e Castro Verde. Quatro na Região Autónoma dos Açores: Ilha do Corvo, Ilha Graciosa, Ilha das Flores e Fajãs de São Jorge. Duas no Arquipélago da Madeira: Santana e Ilha do Porto Santo.

O Dia da Terra constitui uma oportunidade para refletirmos sobre a beleza e a fragilidade da nossa Terra e sobre a missão que cada um de nós tem a desempenhar na proteção e na conservação do nosso planeta para as gerações futuras, cumprindo o nosso compromisso como guardiões e cuidadores de um futuro mais sustentável.

A esperança é que esta celebração inspire outros a juntarem-se a um esforço global para regenerar o nosso planeta.

Inspiremos outros a juntarem-se a um esforço global para regenerar o nosso planeta!

Fernando Belece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts