No dia 13 de maio, quatro alunos do Agrupamento À Beira Douro (um por ciclo de ensino), acompanhados por duas professoras, dirigiram-se ao Auditório Municipal de Gondomar, para participarem no 2.º Concurso Concelhio de Leitura (um Knolling literário).
A atividade tinha como objetivos: estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.
Às 9h30 foi a receção aos alunos e respetivos acompanhantes e às 10 horas iniciaram as apresentações, que decorreram até às 16 horas, com interrupção para almoço e lanche. O almoço, oferecido pela Câmara Municipal de Gondomar, teve lugar numa sala da Biblioteca Municipal.
Durante a manhã, decorreram as apresentações dos 1.º e 2.º ciclos, com muita adesão e entusiasmo por parte dos alunos e, após o almoço, as apresentações do 3.º ciclo e do Ensino Secundário, sendo que este último teve menos representatividade.
O nosso Agrupamento orgulha-se de ter participado em todos os ciclos de ensino.
Os alunos selecionaram um livro de que gostaram particularmente, escolheram entre 3 a 6 objetos que, de alguma forma, estavam relacionados com o livro que leram. Fotografaram o livro de um plano superior, dispondo esses objetos da forma que entenderam, sem tapar a capa do livro. A fotografia foi disponibilizada à organização, sendo projetada durante a realização da prova. Presencialmente, os alunos leram um excerto do livro que escolheram durante um minuto. De seguida, justificaram a presença de cada objeto e a sua relação com o livro, dispondo, para tal, de 2 minutos. Incluíram citações retiradas do livro escolhido, de modo a fundamentarem a seleção dos objetos.
Antes da cerimónia de entrega dos prémios, a Câmara Municipal de Gondomar destacou as atividades concelhias de leitura realizadas com a colaboração das bibliotecas escolares, nomeadamente as “Leituras ao telefone” e o “Knolling literário”, e destacou a importância da leitura.


A aluna do 1.º ciclo, Luana Silva, da Escola Básica de Branzelo, recebeu uma menção honrosa em cheque FNAC, no valor de 25 euros. O aluno Edgar Soares, do 2.º ciclo (6.º A) ficou em segundo lugar e recebeu um cheque FNAC de 80 euros, a aluna Filipa Borges, do 3.º ciclo (8.º B), ficou em 1.º lugar e recebeu um cheque Fnac de 100 euros. A aluna do Ensino Secundária, Maria Ochoa, ficou em 2.º lugar e recebeu um cheque FNAC no valor de 80 euros.

Todos os participantes foram elogiados pelas brilhantes apresentações e motivados a dar continuidade a esta atividade, que desenvolveu nos alunos diversas competências, nomeadamente a criatividade, o espírito crítico, a comunicação oral, o poder de síntese e o gosto pela leitura. Esta atividade foi do agrado dos alunos e dos Encarregados de Educação que assistiram e terá continuidade no próximo ano letivo.
O Agrupamento está de parabéns, nomeadamente todas as Escolas Básicas do 1.º ciclo que participaram na atividade. Como apenas um aluno podia representar o 1.º ciclo do Agrupamento, foi feita uma pré-seleção, tendo sido selecionada a aluna Luana Silva.
O Concurso Concelhio de Leitura esteve integrado na Semana da celebração dos 500 anos de Camões. As bibliotecas do concelho realizaram diversas atividades, incluindo uma exposição na Biblioteca Municipal, com desenhos, postais pop-up, entre outros.




