IMG-20241123-WA0000
Do Universo

à Célula

  O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva é uma unidade da Universidade do Porto, que iniciou as suas atividades regulares em 24 de Novembro de 1998. Resulta da visão da professora Teresa Lago de juntar num único espaço um centro de criação de novo conhecimento científico e um espaço de disseminação e promoção da cultura científica. O sonho demorou quase uma década e materializar-se após a criação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) em 1989, um centro de investigação com reconhecimento internacional, que se veio a transformar na maior unidade nacional de investigação em astrofísica e ciências do espaço. O CAUP foi criado com três pilares ou linhas de atuação: a investigação científica, a formação, a divulgação e apoio ao ensino.



 O Centro Ciência Viva de Vila do Conde é um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica.

 O Instituto ZORGI®, nasce em 2019 como culminar de 30 anos de carreira de cada uma das suas fundadoras. Com os seus mainstreams em psicologia e em filosofia, conjugam aqui toda a sua investigação aprofundada sobre a vulnerabilidade humana e o cuidar.

 Parque das Serras do Porto é uma rede de comunidades educativas com objetivos comuns, nomeadamente a formação de cidadãos e cidadãs conhecedores e sensibilizados para a importância da natureza e do património, interventivos e agentes ativos na sua conservação.

 É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno dos mesmos interesses. Tem como objetivo fundamental: sensibilizar para a proteção, preservação e salvaguarda dos rios Sousa e Ferreira promovendo a qualidade das águas, dos ecossistemas nas águas próximas, bem como do património edificado e arquitetónico.