Parentalidade Positiva

No dia 6 de junho, os alunos do 10.º B assistiram à palestra “Parentalidade Positiva”, com o apoio da Associação de Pais do nosso Agrupamento.

 O nosso convidado, o Dr. Carlos Peixoto, fez a sua apresentação em torno do roteiro: do que é ser criança), o bem-estar e qualidade de vida, o desenvolvimento infantil, as experiências adversas na infância e o cuidar de quem cuida. Seguidamente, explicou os Domínios do Desenvolvimento (físico, cognitivo, emotivo-afetivo, moral). A parentalidade positiva tem uma abordagem baseada nos direitos da criança, apontando para as competências parentais (nomeadamente cuidados básicos, segurança, afetividade, estimulação, estabelecimento de regras limites, estabilidade): “O exercício da parentalidade, criar e educar os filhos possibilitando-lhes um desenvolvimento harmonioso, constitui uma das funções principais da família. Sabemos que quanto mais equilibrada for a família melhor será o desenvolvimento dos filhos” (Olson, 2011).

O objetivo da Parentalidade Positiva é criar mais consciência sobre como promover uma parentalidade positiva para que os filhos cresçam cercados de respeito e cuidado afetuoso, longe de todos os tipos de abuso. Daí a importância do desenvolvimento de planos nacionais e locais multidisciplinares, compreensivos, concertados, articulados, para a prevenção da violência e promoção dos direitos das Crianças.

A palestra terminou com muitas perguntas dirigidas ao Dr. Carlos Peixoto, sublinhando-se os 5 passos da parentalidade positiva: Passo 1 − Criar um ambiente protetivo, seguro e responsivo; Passo 2 − Proporcionar um ambiente de aprendizagem; Passo 3 − Usar uma disciplina assertiva; Passo 4 − ter expectativas realistas; Passo 5 − Cuidar de si próprio/a enquanto pai/mãe.

O nosso muito obrigada a todos os que permitiram que a palestra se realizasse e ao Dr. Carlos Peixoto pela sua grande disponibilidade para partilhar conhecimento!

 Diretora de Turma do 10.º B

Stella Azevedo

Fernando Belece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts