À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

Alguns alunos da escola, abraçaram o projeto “criAtivos” com entusiasmo, dedicação, investigação e criatividade! Juntamente com a professora Isabel Matos, no seu papel de Mentora, aprenderam uma metodologia de resolução criativa de problemas e aplicaram-na, participando na modalidade de “Escrita de Cenários Futuristas”. Não só melhoraram as suas competências criativas, analíticas e críticas, como também se enriqueceram como pessoas.

As realizações dos alunos foram enviadas para o Torrance Center (Portugal) que, conjuntamente com o comité internacional (FPSPI), poderia realizar outro dos objetivos: nós precisávamos de ajuda, sentíamos que podíamos e devíamos melhorar, queríamos pistas, trilhar mais e melhores caminhos …

Para orgulho da escola, alegria da mentora e dos jovens, entusiasmo do Torrance Center (Portugal) … surpresa!!! Apesar da elevada exigência dos critérios internacionais de análise, seleção e pontuação, um dos trabalhos enviados tinha tal qualidade que foi imediatamente admitido ao Concurso Internacional.

A Bárbara, aluna do 7º Ano, foi selecionada para representar PORTUGAL.

O seu trabalho será publicado após a Final Internacional que decorrerá de 7 a 10 de junho 2012, na Universidade de Bloomington, Indiana, nos Estados Unidos da América.

Agora, a Bárbara precisa de si. Para saber como ajudar, aceda já ao seu site http://www.wix.com/isamatoslm/criativos e prepare-se para mais notícias.

Torrance Center: Criativos

No nosso Agrupamento, acreditamos que o sucesso pessoal, profissional e educativo tem a ver com o saber agir de forma criativa, a capacidade de resolução de problemas e a implementação da mudança. Por isso, apostamos neste protocolo com o Torrance Center.

O Torrance Center (Portugal) é uma associação científico-pedagógica sem fins lucrativos que tem por objectivo promover o estudo científico da criatividade e desenvolver os diversos domínios com ela relacionados.

Nasceu em 2001 como QE-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional. Porém, com a maturidade científica e de intervenção da associação e dos seus promotores, a criatividade passou a ocupar um lugar cada vez mais central na actividade da associação. Em consequência, foram alargados os objectivos da QE e fez-se surgir o Torrance Center.

Todas as actividades e programas são apoiados pelo:
-Torrance Center for Creativity & Talent Development, que tem sede na Universidade de Geórgia, e foi construído sob o legado do Dr. Ellis Paul Torrance, pioneiro na investigação e desenvolvimento do potencial criativo.
– Future Problem Solving Program International associação educativa sem fins lucrativos, com sede na Florida e que promove actividades criativas de resolução de problemas para alunos inseridos no sistema educativo internacional.