À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro


A Rádio Escola faz parte do Programa de Educação para a Saúde. É um espaço onde crianças, adolescentes e adultos têm a oportunidade de mostrar o seu talento, expressar as suas ideias, interagir com o seu público e participar do processo de difusão de informações e conhecimentos na comunidade escolar, contribuindo para a formação cultural.
Além disso, é um ambiente de aprendizagem e de trabalho em equipa e, portanto, um instrumento democrático de comunicação, que deve atender às necessidades locais da comunidade escolar.
A programação da Rádio de Escola englobará, deste modo, a emissão de música, realização de reportagens e entrevistas, difusão de sondagens de opinião, construção de um Top5 de músicas pedidas, organização de eventos, divulgação de informação e eventos da comunidade escolar, da região e das notícias mais importantes a nível mundial…
O projecto que se tem vindo a construir permitirá que alunos com talento para a locução e animação rádio possam dar os primeiros passos numa área da comunicação social, que certamente mudará o rosto da escola.

VANTAGENS

“O preço do esforço é o bom resultado no futuro”

1. Melhoria no espaço de convivência;
2. Aproximação e integração escola-aluno;
3. Ampliação das possibilidades de práticas interdisciplinares e transdisciplinares;
4. Favorece o protagonismo juvenil;
5. Complementa o aprendizado, amplia a capacidade intelectual e as habilidades dos participantes;
6. Dá voz à comunidade;
7. Cria condições para a melhoria da comunicação institucional.

A Rádio de Escola é gerida e organizada por um grupo de alunos que constituiu o “Clube de Rádio”, tendo uma jornalista e uma professora como monitoras:

Beatriz Silva – 10.º A
Catarina Bessa – 10.º A
Daniel Paiva – 10.º A
João Cardoso – 10.º A
João Gonçalo Cordeiro – 7.º D
João Pinto – 7.º D
Nuno Vieira – 10.º B
Ondina Daniela Avelino – 10.º A
Vasco – 10.º

Jornalista do Agrupamento – Celine Cangueiro
Professora – Isilda Paiva