À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

 

O Conselho Geral é um órgão de primordial importância na condução e orientação estratégica da gestão e administração do nosso agrupamento.

Criado com o Decreto-Lei n.º 75/2008, o Conselho Geral de uma escola ou de um agrupamento de escolas, como se pode ler na introdução deste diploma, é um órgão colegial de direção ao qual “cabe a aprovação das regras fundamentais de funcionamento da escola (regulamento interno), as decisões estratégicas e de planeamento (projeto educativo, plano de atividades) e o acompanhamento da sua concretização (relatório anual de atividades). Além disso, confia-se a este órgão a capacidade de eleger e destituir o diretor, que por conseguinte lhe tem de prestar contas. Para garantir condições de participação a todos os interessados, nenhum dos corpos ou grupos representados tem, por si mesmo, a maioria dos lugares.”

A importância do Conselho Geral, enquanto órgão deliberativo e fiscalizador, advém-lhe da representatividade dos respetivos corpos integrantes, no caso dos professores, alunos e assistentes operacionais, eleitos pelos seus pares, por voto universal e de acordo com o método proporcional de Hondt; no caso dos encarregados de educação, eleitos pela respetiva associação; no caso dos representantes do município, designados pela Câmara Municipal eleita pelos munícipes; e, no caso das instituições, cooptados por todos os demais.

Trata-se, assim, de um órgão com 21 elementos, constituído por 7 professores, 2 alunos, 2 assistentes operacionais, 4 encarregados de educação, 3 representantes do Município e 3 instituições por aqueles cooptadas.

O Conselho Geral do nosso Agrupamento entrou recentemente no seu segundo ciclo de existência (2013-2017).

Os membros do Conselho Geral 2013-2017 são os seguintes:

Amália Gonçalves (Docente) – Presidente do Conselho Geral

Ana Rosa Marinho (Docente);

António Teixeira (Docente);

Cecília Maria Cardoso (Docente);

Cristina Ferreira (Docente);

Dulce Sanguedo (Docente);

Manuel Alberto Sá (Docente);

Antonieta Tomás (Assistente Operacional);

Maria Alice Alves (Coordenadora Técnico);

Alexandre Ferreira (Rep. Enc. Educação);

Maurício Dias (Rep. Enc. Educação);

Madalena Elisabete Silva (Rep.Enc. Educação);

Eduardo Filipe Silva ( Rep. Enc. Educação);

Sérgio Moutinho (Rep. Turbogás);

Filomena Santos ( C.M. de Gondomar );

Otília Paula Castro (C.M. de Gondomar);

Bruno Soares (Hospital – Escola Fernando Pessoa);

Amadeu Madureira (Banda Musical de Melres);

Joana Isabel Santos ( Rep.dos Alunos);

Ana Cristina ( Rep. Alunos).

 

 

.