À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

O Conselho Geral é um órgão de primordial importância na condução e orientação estratégica da gestão e administração do agrupamento.

Criado com o Decreto-Lei n.º 75/2008 (posteriormente alterado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012) , o Conselho Geral de uma escola ou de um agrupamento de escolas, como se pode ler na introdução deste diploma, é um órgão colegial de direção ao qual “cabe a aprovação das regras fundamentais de funcionamento da escola (regulamento interno), as decisões estratégicas e de planeamento (projeto educativo, plano de atividades) e o acompanhamento da sua concretização (relatório anual de atividades). Além disso, confia-se a este órgão a capacidade de eleger e destituir o diretor, que por conseguinte lhe tem de prestar contas. Para garantir condições de participação a todos os interessados, nenhum dos corpos ou grupos representados tem, por si mesmo, a maioria dos lugares.”

A importância do Conselho Geral, enquanto órgão deliberativo e fiscalizador, advém-lhe da representatividade dos respetivos corpos integrantes, no caso dos professores, alunos e assistentes operacionais, eleitos pelos seus pares, por voto universal e de acordo com o método proporcional de Hondt; no caso dos encarregados de educação, eleitos pela respetiva associação; no caso dos representantes do município, designados pela Câmara Municipal eleita pelos munícipes; e, no caso das instituições, cooptados por todos os demais.

 

CONTACTOS

conselhogeral@abeiradouro.net

Telefone:224760707 (escola-sede)

INFORMAÇÕES GERAIS

Qualquer documentação referente ao Conselho Geral pode ser consultada mediante marcação prévia com a presidente deste órgão.

 

CONSULTE TAMBÉM:

A Constituição do Conselho Geral do Agrupamento 2017-21.

A Atividade Recente do Conselho Geral do Agrupamento.

 

 

 

.

    logo_escola

  • Desporto Escolar
  • Giae
  • Biblioteca
  • Moodle