À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

Informação sobre as atividades do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas À Beira Douro


 

Corta-mato concelhio

A Escola Básica e Secundária À Beira Douro de Medas participou na 4.ª edição do corta-mato concelho de Gondomar.
Os nossos alunos estão de parabéns, mais uma vez foram os grandes vencedores da 4.ª edição desta prova que se realizou, no dia 13 de dezembro, nas proximidades do Multiusos de Gondomar.
Contribuíram para esta vitória coletiva 68 alunos (participantes) + 15 da turma do 11.º C que se voluntariaram para a organização da prova (a turma T.A.S.) .

Por escalões a escola classificou-se em 1.º lugar nos seguintes:

INF-A Mas
INF-B Mas
JUV-M

O coordenado DE

 


 

Notícias do corta-mato escolar

No dia 15 de novembro, realizou-se o Corta-Mato Escolar no Agrupamento de Escolas À Beira Douro. Esta atividade que é uma tradição anual do nosso agrupamento, registou uma elevada participação dos alunos, do 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos e secundário (cerca de 400 alunos). Gostaríamos ainda de salientar a participação de toda a comunidade educativa, (encarregados de educação, familiares, professores e técnicos operacionais) neste evento, o que muito contribuiu para o seu sucesso.

O Departamento de Educação Física e Desporto congratula-se e dá os parabéns a todos aqueles que de alguma forma ajudaram a concretizar com êxito esta atividade.

Gostaríamos ainda de realçar que os primeiros nove classificados de cada escalão (conferir abaixo) irão representar o nosso Agrupamento, no Corta-Mato Concelhio, que se vai realizar nas proximidades do Multiusos de Gondomar, no dia 13 de dezembro.

Classificações:

Infantil A_fem Infantil A_masc

Infantil B_fem Infantil B_masc

Iniciados_fem Iniciados_masc

Júnior_fem Júnior_masc

Juvenis_fem Juvenis_masc

O Departamento de Educação Física e de Desporto

 


 

Corta-Mato Escolar

Dia 15 de novembro, de manhã, irá decorrer na Escola Básica e Secundária à Beira Douro a Prova do Corta-mato Escolar. Convidam-se todos os elementos da comunidade educativa (professores, alunos, pais, encarregados de educação, associação de pais, assistentes operacionais e assistentes técnicos) a assistir e participar na referida prova, fazendo deste evento um momento privilegiado de participação e convívio de todos numa atividade escolar.

 


 

Alunos do AE de Canedo no CFD À Beira Douro

Na passada sexta feira, dia 3 de outubro, um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Canedo, acompanhados pelo seu professor e pelo senhor Diretor Ajunto, visitaram o Centro de Formação Desportiva Náutico à Beira Douro para uma tarde de experimentação de atividades náuticas. O dia esteve sempre chuvoso, mas o entusiasmo de todos permitiu tornar esta experiência bastante agradável. Como não houve vento que permitisse navegar à vela optamos por não insistir nesta modalidade e dedicamos mais tempo à Canoagem e ao Stand Up Padlle.
Grande sucesso para uma primeira vez!
Contamos convosco para mais experiências, até lá, desejamos-vos muitos sucesso.

 


 

Jogos Concelhios de Orientação

Os alunos da Escola Básica e Secundária À Beira Douro- Medas, (turmas do 5.º A e 5.º B) participaram, no dia 27 de outubro, nos jogos concelhios de Orientação organizados pelo Agrupamento de Escolas número 1 de Gondomar.

O evento contou com a participação de mais de 300 alunos.

 


 

MáRio, EB de Branzelo e EB de Zebreiros

No dia 19 de outubro, o Centro de Formação Desportiva Náutico À Beira Douro recebeu os alunos do 4.º ano das escolas EB1 de Branzelo e EB1 de Zebreiros para ” brincar com o MáRio”.
Momentos extraordinários de superação e novas aprendizagens desportivas, Canoagem, Vela e SUP foram os ingredientes principais no banquete destes pretensos grumetes.
Apenas o dia esteve cinzento pois a alegria e entusiasmo dos alunos ilumina qualquer professor.
Parabéns a todos e cá vos esperamos.

 

 


 

Vem brincar com o MáRio, EB de Carvalhos e EB de Chães

No dia 6 de outubro, o Centro de Formação Desportiva Náutico À Beira Douro deu início ao Projeto “Vem brincar com o MáRio”, com a visita dos alunos do 4.º ano das escolas EB de Chães e EB dos Carvalhos.
Mais do que aprimorar técnicas, os alunos vêm brincar às náuticas. Experimentar a Canoagem, a Vela e ase as pranchas de Stand Up Paddle num meio diferente, o aquático, conhecer novo vocabulário associar regras e sinais que conhecem ajustados à náutica, aplicar conhecimentos adquiridos sobre geografia, matemática, aprender a apertar os cordões das sapatilhas, fazer uma montanha de perguntas…

E cá andaram, divertidos a aprender sem perceber a riqueza de conhecimentos que lhes são disponibilizados. Brincaram, riram, desafiaram medos e superaram todos os desafios.

Parabéns meninas e meninos, Comandantes do futuro!

 


CFD À Beira Douro – DIA DO REMO

Na passada sexta feira dia 13 de outubro, o Centro de Formação náutico À Beira Douro promoveu, em parceria com o Sport Remo, um dia de experimentação da modalidade REMO, agora disponível no Clube de Desporto Escolar do Nosso Agrupamento.

No período da manhã, cerca de 200 alunos de várias turmas passaram pelo ginásio de forma autónoma, integrados no Grupo Turma e enquadrados pelos seus professores de educação física e de outras disciplinas experimentaram a técnica de remada nos ciclo ergómetros de Remo.

À tarde, já no Rio Douro, cerca de 30 alunos tiveram o seu baptismo de Remo na água em embarcações de iniciação disponibilizadas pelo Sport Remo.

O nosso Obrigada ao professor Manuel Ferreira pela sua disponibilidade e entusiasmo nesta atividade.

Aos alunos, …. cá vos esperamos no nossos Grupo Equipa de Desporto Escolar!

 

 


 

Vem brincar com o MáRio” – 1.º Ciclo em ação. 😎

O Centro de Formação Desportiva Náutica À Beira Douro troca sorrisos e muitas perguntas por experiências na Vela, ⛵Canoagem 🚣Stand-Up-Paddle e Remo.
Hoje foi o dia da visita da Escola Básica do 1.º Ciclo de Cimo de Vila experimentar o rio e sedimentar conhecimentos adquiridos nas outras áreas do conhecimento.
O vento foi muito pouco, mas o sol estava quente e a água do Rio também. No final da atividade, ainda houve tempo para uma merecida banhoca no rio.🏊
🎉Foi uma festa!
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O Dia da Educação Física

O Dia da Educação Física decorreu no dia 27 de setembro entre as 9 e as 17 horas. As atividades desportivas decorreram no pavilhão gimnodesportivo e também nas instalações desportivas junto ao rio Douro,no Largo da Volta, em Medas. Neste local decorreram atividades de sensibilização e iniciação à prancha à vela, vela, canoagem e padlle, dinamizadas pelo Centro de Formação Desportiva- Náuticas”.

No total participaram nesta atividade cerca de 550 alunos, no pavilhão gimnodesportivo, bem como alguns professores.

 Nas atividades náuticas participaram cerca de 50 alunos e 4 professores.

 


 

Dia da atividade física – EB de Chães, EB Zebreiros, JI de Vila Cova, EB de Branzelo e EB de Carvalhos

 

No passado dia 27 de setembro, na escola básica de Chães, comemorou-se o dia da atividade física.

Fomos saber qual foi a opinião dos alunos sobre o dia e alguns disseram:

“ Eu gostei do dia da educação física; Diverti-me muito! Foi um dia bem passado.” Iris

“ Eu gostei muito do dia. Parecia o dia mundial da criança. “ Leonor

“ Fizemos muitas atividades físicas. Gostei do jogo do tiro ao alvo. Foi divertido.” Rúben

“ Eu fiz corridas de saco. Dei cambalhotas. Saltei à corda. Foi um dia espantoso.” Cristiano

“ Eu gostei muito do dia da atividade física: Houve jogos tradicionais: joguei à macaca e ao bowling, saltei à corda, ouvi música enquanto participava nos jogos, recebi um diploma e o Dinis caiu. Mas ficou logo bem. “ Gonçalo

“ Havia muitas atividades. Eu participei em todas. Foi muito bom.” Ivo

Ilustrações, da esquerda para a direita:

em cima: Gonçalo Ferreira, Ari

em baixo: Ivo Vieira, Rita Rosa Paiva

 

EB de Zebreiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JI de Vila Cova

 

EB de Branzelo

 

 


 

EB de Carvalhos