À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

EB MOREIRA

 

 

 

 

 

 

 

ANO LETIVO 2013-2014 

Outono na EB de Moreira

Os alunos da EB de Moreira preparam a chegada do outono. Construíram o cantinho do outono, viram a confeção de algumas compotas e saborearam-nas.
Com a ajuda de algumas mães, comemorou-se o dia mundial da alimentação. Houve um lanche colorido e muito saudável. Neste ambito, também se realizou a tradicional Feira da Alimentação, que se revelou um sucesso, graças ao empenho de todos os intervenientes ( alunos, professoras e pais).

 

 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

acrostico_alimentos

 

EB MOREIRA

 

 

 

ANO LETIVO 2012-2013 
Festa de Natal 2012

Semana da alimentação saudável

 

Sendo a alimentação o suporte para termos um corpo são e uma mente sã, torna-se um tema muito importante para trabalhar, divulgar e festejar. Todos os anos falamos muito sobre esta temática; mas este ano, pela primeira vez, resolvemos elaborar a “Semana da Alimentação” que decorreu de 15 a 19 de outubro. Todos os dias da semana houve surpresas …
Na segunda-feira ficamos surpreendidos e deliciámo-nos com um saboroso pão de sementes com tomate, alface, fiambre de peru e orégãos. Também houve tostas com atum e salsa da nossa horta e tostas com ovo cozido e salsa.
Na terça-feira comemos deliciosas e saborosas espetadas de fruta. As espetadas de fruta tinham: melancia, banana, kiwi e maçã.
Na quarta-feira fizemos uma desfolhada como antigamente. No fim tivemos um lanche tradicional para nós, os “trabalhadores”. Havia broa de milho, azeitonas, cebola, tomate, queijo e fiambre de peru.
Na quinta-feira, os professores tiveram uma ideia brilhante e fez-se uns deliciosos batidos com ajuda dos pais. Os batidos de fruta tinham: iogurte natural, banana com frutos silvestres ou morango ou manga. Provamos os três sabores. Os batidos foram um sucesso. Estavam bastante saborosos!
Na quinta-feira à tarde; com ajuda dos professores e da professora Helena da Educação Especial, pintamos numa camisola branca o nosso fruto ou legume preferido, para usarmos no dia da Feira da Alimentação. As camisolas ficaram um espanto. Os professores e funcionárias também pintaram uma camisola.
Na sexta-feira fizemos a incrível e esplendorosa Feira da Alimentação. Na nossa feira havia: compotas caseiras feitas na escola, tais como: doce de laranja, doce de abóbora, doce de figo, geleia e marmelada. Também não faltaram frutos e produtos hortícolas: dióspiros, castanhas, nozes, limões, couves, salsa, agrião, batatas, chuchus, repolho, pimentos, cebolas. Aos visitantes oferecemos chá, café e umas tostinhas com as compotas caseiras.
A semana da alimentação foi muito divertida e ajudou-nos a relembrar a importância de alimentação saudável e variada. Agradecemos à Associação de Pais da nossa escola que contribuiu para enriquecer esta semana e às funcionárias e aos professores que fazem um ótimo trabalho e que nos ensinam também a comer bem.
“Saber comer é saber viver” e “Eu vou provar e vou aprender a gostar” são frases que eles não se cansam de repetir para o nosso gosto educar.
Texto coletivo do grupo do 4.º ano

 

A primeira visita de estudo dos alunos da EB de Moreira

No dia 21 de setembro, os alunos da escola de Moreira fizeram a sua primeira visita de estudo.
Eles foram à Junta de Freguesia de Melres, visitar uma bonita exposição sobre artes manuais tradicionais.
Depois do lanche, os alunos visitaram a típica “Feira das Nozes”, onde se vendiam roupas, brinquedos, toalhas, muitos doces e não esquecendo, obviamente,muitas nozes.
No final começou a chover e os alunos regressaram para a escola.
A turma do 3.º ano
2/10/2012

Um simulacro na nossa escola

 

Tudo começou num dia normal de aulas.

Acabamos de lanchar, os professores e funcionários inventaram algumas desculpas para ficarmos mais algum tempo na cantina. Foi então que, de repente, começou a sair fumo, muito fumo. Saímos lá para fora, com calma e como havíamos treinado. Encontramo-nos no ponto de encontro e não vimos uma funcionária da escola.

A outra funcionária telefonou imediatamente para os bombeiros. Como eles estão perto da escola, chegaram rápido e foram muito eficazes. Quando vimos os seus rostos, ficamos mais tranquilos e sentimo-nos mais protegidos.

Uma funcionária magoou-se. Puseram uma tala na perna e no pescoço e levaram-na para a ambulância. Era tudo a fingir!

Os bombeiros começaram a controlar a fuga de gás para podermos entrar na escola. Depois, pegaram no gerador para tirar o fumo lá de dentro.

Muitos meninos ficaram assustados mas tentaram manter a calma com o auxílio dos nossos queridos professores. No final descobrimos que tudo não passou de um “fingimento”. Era um simulacro.

Os bombeiros são nossos amigos!

Autores: alunos do 4.º ano


 

 

 

A Escola Básica de Moreira fica localizada na freguesia de Melres. Esta escola possui 2 salas de aula, uma cozinha, um mini polivalente, 4 WC’s e um espaço de recreio ao ar livre.

Ano

Professores

Nº Alunos

1.º

Paulo Fernandes

9

2.º

Paulo Fernandes

6

3.º

Sónia Soares

8

4.º

Sónia Soares

13

Total: 37 alunos

Representante de estabelecimento: Prof. Paulo Fernandes

Atividades de Enriquecimento Curricular:
Funcionárias:
Maria da Conceição da Silva Soares;
Cristina Cristiana Nogueira.
Horário de Atendimento para Pais e Encarregados de Educação:
Turma 1.º/2.º anos – quinta-feira – das 12h00 às 12h30
Turma 3.º/4.º anos – terça-feira – das 12h00 às 12h30
Contactos:
Morada: EB de Moreira, Rua Nª Srª da Piedade, 4515 – 588 Melres
Telefone: 25 567 79 77