À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

No dia 16 de março de 2016, as turmas A, B, C e D do 8º ano tiveram o privilégio de assistir a uma palestra sobre educação ambiental, dinamizada pela Drª. Cristina Rocha, investigadora do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).

ciimar na escola

Esta investigadora começou por nos explicar o que era o CIIMAR. Trata-se de uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto que tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a políticas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais. Com o objetivo de divulgar o trabalho que aí fazem e aumentar o interesse dos jovens por carreiras científicas deslocam-se graciosamente às escolas na rubrica CIIMAR na escola.

Posteriormente passou a presentar o seu trabalho de na área da Toxologia Ambiental – Estudo dos ecossistemas de estuário do Douro e do Minho. Salientou a importância destes ecossistemas no equilíbrio geral dos ecossistemas.

Nessa investigação fez uma recolha de mexilhões e solhas (bioindicadores), isto é, espécies sentinelas da qualidade ambiental. Falou das condições de recolha, transporte e manutenção dos seres vivos em cativeiro, antes das experiências.

A investigação consistiu em recolher os órgãos desses animais e efetuar uma espécie de “análises” para determinar o efeito dos poluentes sobre algumas enzimas importantes na atividade desses seres vivos.

Por fim, apresentou os resultados da sua investigação comparando-os com resultados de estudos anteriores.

Contatamos que nos últimos 10 anos houve uma redução da quantidade dos poluentes em estudo, nos estuários do Minho e do Douro o que se deve provavelmente à construção e funcionamento das ETARs que passaram a tratar os esgotos domésticos e industriais.

Autoras do artigo: Inês Ferreira, Tatiana Ribeiro e Sofia Guerra (8.º A)
 
CIIMAR - 1

CIIMAR - 3 CIIMAR - 2

Categorias: 3.º Ciclo, Actividades

Comentários sujeitos a moderação...

Não utilize a caixa de comentários para colocar dúvidas. Para isso, deve enviar email para ebmedas@gmail.com (secretaria) ou director.medas@gmail.com (direção)

    logo_escola

  • Desporto Escolar
  • Giae
  • Biblioteca
  • Moodle