À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

 

 O que bem começa, bem acaba – e por que não?

Assim foi: no passado dia 25 de maio o Auditório da Banda Musical de Melres recebeu a sessão de encerramento do 2º Ciclo de Conferências À Beira Douro. Uma noite solene à qual não faltou o brilho da Orquestra de Sopros de Castelo de Paiva que nos trouxe um misto musical de classicismo e contemporaneidade.

Foi também momento para a entrega dos diplomas de conclusão do Cursos EFA B3 que decorreu recentemente na escola-sede. Estiveram presentes formandos e formadores, trocaram-se palavras de agradecimento mútuo, percebeu-se o orgulho e o reconhecimento. Foi o culminar de mais uma das facetas do(s) sucesso(s) que buscamos.

A sessão findou com a presença de ilustres personalidades ligadas ao mundo da educação da nossa região. Ao Diretor do Agrupamento, Dr. Manuel Monteiro, juntaram-se o Sr. Diretor Regional, Mestre João Grancho, o sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Fernando Paulo e do Sr. Vice-Presidente da CONFAP e Presidente da FAPAG, Dr. Jorge Ascensão. A todos foi feito o desafio de nos falarem sobre os caminhos do(s) sucesso(s) que podem ser trilhados em contexto educativo.

Foi altamente gratificante para os presentes ouvir as palavras elogiosos que dedicaram à nossa comunidade educativa e, em particular, ao nosso Diretor.

Abaixo, deixamos algumas fotografias da noite e, de seguida, o texto lido pelo Diretor do Agrupamento.

 

“Caros Docentes, Assistentes Operacionais e Técnicos, Encarregados de Educação e alunos do Agrupamento de Escolas À Beira Douro,

Outros Membros da Comunidade Educativa,

 

            Terminamos hoje, com esta cerimónia simples, o 2.º Ciclo de Conferências à Beira Douro. Foram 10 as sessões concretizadas desde que começamos em 20 de Abril. Prestigiaram o ciclo com a sua presença e o seu contributo todos os conferencistas que demonstraram empenho e profissionalismo na realização das suas tarefas. Não quero realçar nenhum em particular, quero sim, enfatizar a importância que cada um teve na concretização do principal objetivo deste Ciclo – proporcionar à comunidade educativa do Alto do Concelho de Gondomar espaços de reflexão e debate de ideias sobre a temática aglutinadora “SUCESSO(S)” e desta forma responder a uma necessidade detetada – a falta de iniciativas de carater cultural e pedagógico nesta área do Concelho de Gondomar.

            Qualquer iniciativa por muito louvável e ambiciosa que seja quando se apresenta, só tem verdadeiramente significado se o público a quem se dirige usufrui dela. Em jeito de balanço, que posso fazer porque estive em todas elas, este objetivo foi totalmente conseguido. O público-alvo -maioritariamente a comunidade educativa – esteve presente em número muito significativo e por vezes surpreendente em todas as iniciativas. Numa altura em que as compensações financeiras pelo trabalho estão cada vez mais longe de serem justas, resta-nos este tipo de compensações: as que resultam da satisfação do dever cumprido e com sucesso assinalável.

Nesta fase em que se começa a avaliar o Ciclo, vamos já apontando algumas lacunas e indicando caminhos de melhoria. Vamos fazê-lo com a participação de todos – essa é a nossa cultura, essa é a nossa forma de trabalhar – envolvendo todos. Outro dos objetivos deste ciclo de conferências era mostrar e indicar à comunidade educativa caminhos de sucesso. Para se concretizar uma iniciativa desta envergadura é preciso: trabalho, empenho individual e coletivo, perseverança e resiliência, querer fazer bem, participar. Chegar hoje e constatar o seu sucesso é elogiar o trabalho, o empenho individual e coletivo, a perseverança e resiliência, o querer fazer bem de todos os que participaram, tornando possível este Ciclo. Estes valores representam o fundamental do caminho que continuaremos a percorrer. Não queria deixar de referir neste momento a importância para a concretização deste ciclo de alguns parceiros – realço a Câmara Municipal e a Associação de Pais, que foram decisivos na concretização deste Ciclo.

            Termino com um voto: sejamos capazes de concretizar com sucesso o 3.º Ciclo de Conferências À Beira Douro.

            Obrigado a todos!!!!”

Comentários sujeitos a moderação...

Não utilize a caixa de comentários para colocar dúvidas. Para isso, deve enviar email para ebmedas@gmail.com (secretaria) ou director.medas@gmail.com (direção)

    logo_escola

  • Desporto Escolar
  • Giae
  • Biblioteca
  • Moodle