À Beira Douro

Portal do Agrupamento À Beira Douro

“O Fogo é Mágico”

Postado por Administrador 0 Comentários


Os alunos de Educação Especial das Escolas Básicas, do Agrupamento À Beira Douro, participaram na actividade O Fogo é Mágico, no passado dia 25 de Maio.

O Clube da Floresta tornou-se pequeno para receber tantos jovens ávidos de mostrar o quanto são especiais, ansiosos pelo começo das actividades.

O objectivo foi promover a realização de experiências interactivas sobre o tema O Fogo é Mágico, onde as crianças desenvolveram ferramentas que permitiram a compreensão das potencialidades do fogo no mundo que as rodeia.

A primeira actividade demonstrou como é fácil fazer fogo, num dia de sol, apenas com uma lupa. A fogueira serviu depois para queimar o açúcar do leite-creme, que deliciou os alunos.

Seguidamente, todos cantaram a música Os meninos do Huambo à volta da fogueira.

Ainda durante a manhã, foram criados ateliers onde as crianças realizaram experiências diversificadas e divertidas sobre este tema.

Organizados pelos professores de educação especial, os ateliers do calor, das sensações térmicas, de pintura a calor, da história do fogo, da colagem a calor e das palavras afogueadas, sensibilizaram os alunos para a importância, os perigos e as potencialidades do fogo.

Houve ainda tempo para pinturas faciais, que se revelaram um sucesso.

O almoço na cantina da “escola dos grandes” foi aguardado ansiosamente e proporcionou uma autonomia para a qual muitos não estão habituados.

A tarde não poderia ter começado melhor com uma sessão de cinema no auditório, nomeadamente sobre os cuidados a ter na exposição solar.

As actividades promoveram, ainda, a interacção com colegas de diversos ciclos de escolaridade que apoiaram na explicação de conteúdos e alimentaram a curiosidade dos mais pequenos.

A organização agradece aos coordenadores dos Clubes da Floresta, das Engenhocas e do Liga-te pelo apoio na dinamização, bem como aos Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia de Covelo e Foz de Sousa pela cedência de transporte e ao Museu do Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos (Cinfães) pela cedência de objectos alusivos ao fogo.

O vídeo-fotográfico abaixo resume a actividade:

Categorias: Actividades, Destaques

Comentários sujeitos a moderação...

Não utilize a caixa de comentários para colocar dúvidas. Para isso, deve enviar email para ebmedas@gmail.com (secretaria) ou director.medas@gmail.com (direção)

    logo_escola

  • Desporto Escolar
  • Giae
  • Biblioteca
  • Moodle